A prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jéssica do Premium, cumpriu uma promessa de campanha e realizou o 1º mutirão de limpeza na cidade, com auxílio de detentos. A ação, que foi iniciada nesta segunda-feira (6/1), é realizada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), com o apoio da Secretaria de Políticas Penais e Integração Social.
Segundo a prefeita, o objetivo do mutirão é transformar o município em lugar mais limpo e organizado. Ela disse que se inspirou em projetos similares em cidades onde esteve durante a pré-campanha eleitoral para construir seu plano de gestão.
Em entrevista ao Panorama Goiás, Renato Lobo, diretor da Secretaria de Políticas Penais e Integração Social, detalhou a estrutura do projeto. Inicialmente, 20 detentos estarão envolvidos no mutirão, recebendo treinamentos para operar equipamentos como roçadeiras. Eles foram divididos em grupos para desempenharem diferentes funções, como manuseio das máquinas, uso de rastelos e recolhimento de lixo. O apoio da Seinfra na ação também é essencial, pois serão disponibilizados maquinários como retroescavadeiras e caminhões basculantes para o transporte do lixo.
De acordo com Renato, o projeto traz uma série de benefícios para a cidade. Com a colaboração dos detentos, a Prefeitura consegue aumentar o número de trabalhadores nas ruas sem custos adicionais para o município, aliviando a carga de trabalho da Secretaria de Obras.
Além disso, a medida é vantajosa para os próprios detentos. Para cada três dias de trabalho realizados no mutirão, um dia será descontado da pena de cada participante. Vale ressaltar que, durante todo o trabalho, os reeducandos são supervisionados por policiais penais.
Conforme Jéssica do Premium, a ação tem grande potencial para melhorar a imagem da cidade, promovendo um ambiente mais limpo e organizado, e ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade de ressocialização para os detentos, reforçando a importância do trabalho como ferramenta de reintegração à sociedade.