O Hospital Unimed Ribeirão Preto divulgou um novo boletim médico nesta sexta-feira (7) sobre o estado de saúde do jogador Pedro Severino, de 19 anos. Segundo o comunicado, ele permanece internado em estado grave e estável, mas apresentou reflexos que indicam atividade cerebral.
Severino chegou à unidade hospitalar na quinta-feira (6), após ser transferido do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana (SP). Desde então, ele passa por exames detalhados e monitoramento neurológico sob os cuidados da equipe liderada pelo Dr. Gil Teixeira.
Boletim médico
Em nota oficial, o hospital esclareceu que, apesar da gravidade do trauma craniano, o atleta segue recebendo suporte intensivo:
“Pedro Henrique Severino, jogador de futebol, de 19 anos, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Ribeirão Preto. O paciente passa por exames de imagem e monitoramento neurológico contínuo. Ele apresenta reflexos compatíveis com a presença de atividade cerebral. No entanto, a severidade do trauma craniano ainda demanda tratamento intensivo. Seu estado segue estável, porém grave.”
Seus pais acompanham de perto sua recuperação e agradeceram o apoio recebido da comunidade.
O acidente
Pedro Severino sofreu um grave acidente de trânsito na última terça-feira (4), no km 127 da Rodovia Anhanguera, em Americana. Ele estava no banco do passageiro quando o carro em que viajava colidiu com a traseira de um caminhão. O motorista, Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, afirmou à polícia que dormiu ao volante.
Severino sofreu um traumatismo craniano com o impacto e precisou de atendimento emergencial. Ele foi submetido a uma cirurgia e, inicialmente, chegou a ter o protocolo para confirmação de morte encefálica aberto, mas o procedimento foi interrompido após apresentar reflexos de tosse.
Protocolo de morte cerebral
O Hospital Municipal de Americana iniciou o protocolo às 16h30 de terça-feira (4), com previsão de duração de 24 horas. No entanto, na quarta-feira (5), o processo foi suspenso após Severino demonstrar reações neurológicas.
“O paciente seguirá com sedação, ventilação mecânica e medicação para evitar infecções. Caso não apresente mais reflexos, o protocolo poderá ser reaberto”, informou o hospital.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, para confirmação da morte encefálica, são necessários três procedimentos:
- Dois exames clínicos para atestar a ausência de percepção e resposta neurológica;
- Teste de apneia para avaliar a ausência de movimentos respiratórios;
- Exame complementar que confirme a ausência de atividade cerebral.
Pedro Severino, que recentemente assinou contrato com o Red Bull Bragantino, é filho do ex-jogador Lucas Severino, que teve passagens por Athletico-PR, Corinthians e Seleção Brasileira. O jovem segue sob observação, com equipes médicas trabalhando intensamente para sua recuperação.