Seu portal de notícias de confiança

Primeiro Centro de Atendimento ao Autista é inaugurado em Trindade

O prefeito Marden Júnior inauguro, nesta terça-feira (26), o primeiro Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Goiás

O prefeito Marden Júnior inauguro, nesta terça-feira (26), o primeiro Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Goiás. A estrutura, que foi montada com recursos próprios do município, vai atender exclusivamente o sistema SUS, com uma linha especial de cuidados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A estrutura proporcionará acolhimento, cuidado e promoção de saúde integral, a partir das necessidades de cada paciente.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação, Trindade possui cerca de 180 crianças diagnosticadas e matriculadas em Cmeis e escolas do município.

Inicialmente, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista terá capacidade para atender 50 crianças com até 12 anos diagnosticadas com TEA.

Para ter acesso, pai, mãe ou responsável deve levar a criança/adulto para uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) com cartão SUS cadastrado no município de Trindade. O médico vai verificar se existe suspeita ou evidência clínica.

A partir daí, a solicitação médica deve ser protocolada na Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, onde o Departamento de Regulação vai encaminhar demanda ao Centro Municipal de Atendimento ao Autista.

Na unidade de saúde, será agendada a avaliação médica especializada onde o médico vai verificar quais as necessidades específicas. Sendo comprovado TEA, o paciente será encaminhado à equipe multidisciplinar para o início das terapias.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança.

O autismo afeta o desenvolvimento de crianças em três áreas: comunicação, socialização e comportamento.

Em Goiás e no Brasil, as instituições de apoio não possuem um número nem mesmo aproximado sobre a quantidade de pessoas dentro do TEA.

 

Nos Siga em Nossas Redes Sociais

Outras Notícias